Xilogravura com EVA? Vem cá que eu te explico

Vamos logo dar uma explicação de cara: Xilogravura é a técnica de gravura em madeira. Então, se não se usa a madeira, não é xilogravura, certo?! hehehe Mas hoje a gente convidou a Tia Gi, do Brincando com Arte, que nos ensinou uma técnica inspirada na xilogravura, só que usando emborrachado, lápis e tinta para carimbo. Como não tem um nome, estou chamando aqui de “xilogravura com EVA” (mesmo sabendo que não é xilogravura exatamente). hehehehe

Xilogravura com EVA

A Xilogravura foi inventada na China, há milhares de anos. Aqui no Brasil, ela ficou bastante conhecida pelos artesãos que usam essa técnica para ilustrar seus cordéis. No Nordeste, principalmente, a xilogravura tem uma presença marcante e faz parte da nossa identidade cultural.

xilogravura-com-eva

Para fazer a xilogravura, usa-se uma matriz de madeira, onde é talhado um desenho, que será estampado em alguma superfície. A Tia Gi ensina a usar essa mesma ideia da xilogravura, mas com materiais mais acessíveis às crianças. Para fazer é super fácil e tá tudo explicadinho lá no vídeo. Depois conta pra gente o que achou e onde você escolheu estampar a sua ilustração, tá?!

Um beijo e até o próximo vídeo!

Related posts